terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A HUMANIDADE E SEUS CONTRASTES


Existem sondas espaciais que estão prestes a sair do sistema solar, depois de já terem vencido bilhões de quilômetros no espaço. Enquanto isso a ciência caminha para a descoberta da cura de doenças que desafiam a inteligência humana há séculos. Antropólogos estudam novas provas que o homem existe há mais de seis milhões de anos.

A evolução, em todos os sentidos, caminha para tornar o mundo melhor para seus habitantes – e se os homens que o governam deixarem que a inteligência se sobreponha à ignorância e sede de poder, talvez os filhos dos nossos filhos possam usufruir de uma vida que valha a pena ser vivida.

Mas não será fácil. Ao lado de todos esses avanços da ciência, ainda no mundo de hoje continuam a existir hábitos, costumes e leis que passam despercebidos à grande maioria das pessoas. E que fazem parte do cotidiano de certos povos que acreditam que esses hábitos, costumes e leis, tornam certamente suas vidas melhores. E é incrível que seja assim porque é impossível que esses povos não saibam de tantas coisas que estão acontecendo ao seu redor já que devem ler jornais, ver televisão, ouvir rádio. E não são cegos, surdos ou mudos.- pelo menos todos.

Refiro-me, por exemplo, ao que acontece em Barahin, onde um médico pode legalmente examinar a genitália feminina mas é proibido de olhar diretamente para essa parte do corpo da mulher que o está consultando. Para isso é obrigado a usar um espelho só através do qual pode examina-la.. Ou em Hong Kong , onde uma mulher traída está legalmente autorizada a matar seu marido, desde que o faça com suas próprias mãos. Em contra-partida, a amante do marido pode ser morta de qualquer outra maneira. Em Cali, Colômbia, uma mulher, ao casar, só pode ter a primeira relação com o marido na presença da própria mãe que testemunhará todo o desenrolar do ato. No Líbano, os homens podem, legalmente, manter relações sexuais com animais, desde que sejam fêmeas. Relações com animais machos são passíveis de punição com a pena de morte. Em Santa Cruz , na Bolívia, é proibido um homem ter relações, ao mesmo tempo, com uma mulher e a filha dela. Em Liverpool, na Inglaterra, só nas lojas que vendem peixes tropicais as vendedoras estão autorizadas a trabalhar de topless.Os muçulmanos não podem olhar os genitais de um cadáver. Isto também se aplica para os funcionários das funerárias. Os órgãos sexuais do defunto, devem estar sempre cobertos por um tijolo ou pedaço de madeira. E para terminar: em Guam, há um emprego, em tempo integral, para um grupo de homens cuja função é viajar pelo país e deflorar virgens, cujas famílias pagam a eles polpudas quantias pelo privilégio de suas filhas, irmãs etc, fazerem sexo pela primeira vez. É que pelas leis vigentes em Guam é proibido virgens se casarem.

Enquanto tudo isso prossegue acontecendo, como se vivêssemos, ainda, na época da descoberta do fogo, os foguetes sobem, as sondas chegam aos mais distantes planetas, os satélites mostram um continente inteiro ou até uma rua de uma cidadezinha perdida no interior da amazônia, os cientistas prosseguem, nos laboratórios de vários países, na busca pela cura de doenças terríveis.


Théo Drummond

2 comentários:

Clau Assi disse...

Théo,
Conhecê-lo em prosa é maravilhosso. Tudo o que você escreve é sempre muito inteligente.

beijos ternurentos

Karinna* disse...

*Em versos és um expoente e agora conhecer-te em prosa é um deleite.
De fato, as contradições que absurdamente norteiam-nos é de espantar.
Nelas sentimos toda a incoerência, toda a ignorância que o homem ainda guarda dentro de si.
Eu acredito que o bom senso seja o mediador perfeito em tudo.
A espiritualidade e a razão, dentro dos parâmetros da sensibilidade coerente, em equilíbrio, é um otimo referencial em qualquer esfera, vida social, política, saúde...
Uma prosa reflexiva.
Parabéns!
Sigo-te!
Carinho e admiração plenos!
Karinna*